Como tirar cheiro de xixi de gato de tecidos e estofados

  Ter um gatinho em casa é uma grande alegria, mas existem algumas desvantagens a que o dono deve ficar atento, como o cheiro de xixi, que pode ser bem incômodo.

Caso o pet seja acostumado a fazer suas necessidades apenas na caixa de areia, basta limpá-la normalmente e higienizar o espaço onde fica. Mas se algum tecido ou estofado for atingido pela urina, será necessário usar alguns truques de limpeza para que o xixi não seque e solte um forte odor de amônia no ar.

A primeira coisa a fazer ao perceber que seu gato fez xixi no sofá, por exemplo, é retirar o excesso de líquido com algo absorvente, como papel toalha. Coloque-o sobre a urina e deixe que absorva bem. Não esfregue o local, porque isso pode fazer com que o líquido fique mais impregnado.

Feito isso, basta usar uma destas receitas caseiras a seguir e salvar seus móveis e objetos. Ah, se o xixi já estiver seco quando perceber, é só pular a parte do papel toalha e ir direto para as misturas.


1. Água oxigenada com vinagre, bicarbonato e detergente

Junte 200 ml de água com 100 ml de vinagre branco e espalhe sobre a superfície a ser limpa, deixando atuar por 3 a 5 minutos. Retire o excesso com papel absorvente e polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio para que absorva a urina.

Misture 4 colheres de chá de água oxigenada de 10 volumes com um 1 colher (chá) de detergente de lavar louça e distribua a mistura por cima do bicarbonato. Esfregue com um pano e retire o excesso com papel ou toalha seca.

Depois de tudo secar, use o aspirador para retirar o que sobrou de bicarbonato. Se o tecido ficar endurecido, umedeça-o com água morna e deixe secar naturalmente.

Repita o processo quantas vezes forem necessárias.


2. Vinagre com álcool

Você pode fazer um neutralizador de odores à base de vinagre, que pode ser de vinho branco ou de maçã. Misture 400 ml de vinagre com 200 ml de álcool e 100 ml de produto de limpeza com perfume, como um desinfetante comum. Este ingrediente deixará a misturinha com uma fragrância mais leve e agradável.

Coloque a mistura em frasco de vidro ou de plástico com borrifador e, na hora de utilizar, misture bem e aplique no local. Deixe agir por alguns minutos e limpe com pano úmido.


3. Limão com bicarbonato de sódio

O limão é uma opção acessível para eliminar odores desagradáveis, incluindo o cheiro do xixi do animal de estimação. A fruta também é uma boa alternativa por ajudar a eliminar germes de qualquer superfície.

Para criar uma solução de limpeza à base de limão, junte 2 copos de água com 1/2 copo de suco de limão e 1/2 copo de bicarbonato de sódio em um frasco de vidro ou de plástico com borrifador.

Misture bem e borrife um pouco da mistura no local com xixi. Deixe agir por alguns minutos e limpe com um pano úmido.


4. Detergente com vinagre

Outra boa alternativa para eliminar o cheiro desagradável do xixi, que pode ficar impregnado em itens como almofadas, mantas ou tapetes, é o detergente. Com uma misturinha simples, é possível fazer uma limpeza que deixará um aroma gostoso no ambiente.

Para fazer a solução, basta misturar 1 colher (sopa) de detergente com 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco ou de maçã e aplicar com borrifador.


5. Vinagre com bicarbonato

A mistura feita com 50 ml de vinagre branco, 250 ml de água e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio também é ótima para retirar o cheiro de xixi, pois este último ingrediente ajuda a neutralizar odores orgânicos. Após secar a urina, espalhe um pouco da mistura, aguarde alguns minutos e seque normalmente com um pano.

Atenção: Lembre-se de verificar se o tecido afetado pode entrar em contato com esses produtos. Caso você tenha um sofá escuro, por exemplo, nada de colocar a solução de limão para amenizar o odor, porque ela irá manchar seu estofado, ainda mais se receber luz solar direta.



Nenhum comentário