7 plantas que deixam sua casa muito cheirosa e não precisam de terra para crescer!

 Você é apaixonado por plantas? Gosta de ter um pouco da natureza em casa e ervas frescas para cozinhar, mas não quer ter o trabalho de mexer com terra? Então este texto é para você!

Mostraremos abaixo sete plantas aromáticas, que não precisam de plantio para crescer, apenas água, e lhe proporcionarão um ambiente mais “verde” e uma alimentação mais saborosa.

Confira a lista!

1. Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta tem várias utilidades, além de condimento e ingrediente refrescante para bebidas, ela é usada popularmente como descongestionante nasal, antigripal, vermífugo, digestivo e analgésico. Para cultivá-la, é só colocar suas estacas na água que ela irá enraizar.

2. Tomilho

Tomilho, ingrediente muito usado na culinária, também é apreciado na decoração por conta de suas folhas que combinam com outras texturas e tamanhos. Para ter essa planta em casa, pegue as estacas ainda verdes, de preferência na primavera, e coloque-as na água. Uma vez que as raízes tiverem nascido, corte a estaca.

3. Sálvia

A popular e bonita sálvia é uma das queridinhas dentro da casa dos amantes de plantas. Se quiser ter essa planta perto de você, o melhor momento para fazer isso é durante a primavera. Corte as estacas da sálvia e coloque-as em água. Mantenha-a sempre perto de muita luz e de circulação de ar, para que não mofe.

4. Manjericão

O manjericão tem sido cada vez mais apreciado na culinária, e se você quiser cultivá-lo em seu lar, para e se beneficiar tanto do cheio quanto do gosto, basta colocar suas estacas na água antes de começarem a dar flores. Também se lembre de mantê-lo perto de janelas, por conta do vento.


5. Estévia

A estévia é a planta responsável pelo adoçante, e você pode cultivá-la em casa, sem grandes dificuldades. Basta colocar algumas estacas da planta na água, perto da janela.


6. Alecrim

O alecrim, especial por seu cheiro e gosto, é uma planta que deve estar sempre perto do sol. Ela não cria raízes tão facilmente, mas cuide bem dela e seus brotos chegarão, sem nenhum esforço.


7. Orégano

Essa planta faz toda diferença no sabor dos alimentos, e seu cultivo acontece da mesma maneira do que dos demais condimentos. Ela cria raízes com facilidade e não demorará muito para experimentar seus benefícios em seu lar.

Cultivando suas plantas

É muito importante aprender a maneira certa de cultivar essas plantas para que você aproveite integralmente seus benefícios. Então, vamos aprender!

  • Escolha um vaso ou jarra para o cultivo, capriche nas cores.
  • Esterilize o recipiente com álcool absoluto ou água fervente, dependendo do material.
  • Coloque água da pia ou mineral no recipiente onde a planta será cultivada.
  • Corte a 1 cm da base da planta e coloque no vaso.
  • Semanalmente, lave e higienize o recipiente, trocando a água, sempre que necessário.

Essas são algumas plantas muito especiais para compor a sua horta em casa e que trarão mais perfume e sabor ao seu dia a dia.

O que achou das dicas? Comente abaixo suas opiniões e compartilhe o artigo com seus amigos nas redes sociais!



Nenhum comentário