7 Dicas para limpar a casa muito rápido

 As tarefas de limpeza, como quase todas as tarefas humanas complexas, requerem planejamento, experiência, perseverança e trabalho em equipe. Se você conseguir combinar essas habilidades em sua casa, obterá resultados melhores e mais duradouros em menos tempo.

Aqui estão algumas dicas para tornar seu dia de limpeza menos longo e mais lucrativo:

1. Estabeleça um método

Os profissionais da limpeza se diferenciam daqueles que limpam por necessidade por terem um método de trabalho que busca a eficiência. Encontre a rotina de limpeza em sua casa que irá lhe poupar tempo e ser mais eficaz.

Para isso, a ideia é estabelecer um plano de trabalho que você possa repetir, do início ao fim, sem perder tempo.

Seja consistente, comece um plano, reserve um tempo e estabeleça tarefas; então, da próxima vez, repita o processo.

2. De cima para baixo, da esquerda para a direita

Quando começar a limpar, não se esqueça que limpar qualquer espaço é mais rápido se você fizer isso de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Se você estiver limpando uma sala, comece com as lâmpadas, os topos das paredes e prateleiras, as janelas e depois termine no chão. Não o contrário.

Manter esta regra simples evitará que você tenha que refazer o trabalho.

3. Mantenha suas ferramentas de trabalho prontas e ao alcance

Você provavelmente já viu nos hotéis como as camareiras empurram esses carrinhos pesados ​​de um cômodo para outro cheios de vassouras, escovas, lençóis e produtos de limpeza. Bem, devemos aprender com elas. Ter todos os produtos de que você precisa à mão vai economizar muito tempo indo e voltando.

Você deve criar um mecanismo que permita ter tudo o que precisa a seu alcance. Obtenha a maneira que funciona melhor para você. 

4. Seja proativo

A melhor maneira de manter sua casa limpa é resolver os problemas antes que eles realmente comecem. Por exemplo, tente lavar a louça na pia antes que a quantidade se multiplique. Ou retire a pouca gordura da cozinha depois de preparar a comida desse mesmo dia, não espere até o fim de semana para limpar toda a cozinha e ficar um ambiente mais gorduroso de difícil manuseio.

Iniciativa e ação diária rápida irão te ajudar a economizar tempo nas sessões de limpeza de fim de semana.

5. Envolva sua família

A tarefa de limpeza, se quisermos ser rápida e eficaz, deve envolver todos os moradores da casa. Portanto, sem medo ou dúvida, inclua o seu parceiro, os filhos e até mesmo a avó ou tia que mora com você.

Em princípio, há quem recomende atribuir “espaços” a cada pessoa. Existem outros que preferem atribuir tarefas. Negocie com eles, veja suas preferências e habilidades e compartilhe a responsabilidade de manter a casa limpa.

6. Vácuo em linha reta

Outro truque que pode ajudar a limpar rapidamente é o uso correto do aspirador de pó. Se você tiver que aspirar uma sala, faça em toda a extensão em linha reta; em seguida, se mova ligeiramente para o lado e repita a operação.

Desta forma, você pode aspirar de forma rápida e eficaz. 

7. Aumente a frequência de limpeza

Se você realmente deseja reduzir o tempo de limpeza para a sessão de fim de semana, precisa limpar com mais frequência. O plano seria ter mais sessões, de menos tempo cada, para reduzir o tempo total de limpeza.

Você pode começar com uma longa sessão de limpeza profunda em sua casa, uma ou duas vezes por mês. Ter sessões curtas de limpeza semanais ou no meio da semana para detalhes específicos.



Um comentário: