Dicas para uma despensa organizada

 Ter os armários da cozinha organizados, considerando a quantidade de embalagens e da recente necessidade de adquirir produtos em maior quantidade visando economia, tem se tornado um grande desafio. A ideia deste post é dar opções viáveis (e opções cinematográficas também, porque são lindas!) para que possamos ter armários organizados, sem gastar muito (na maior parte dos exemplos) e garantindo o armazenamento seguro dos alimentos.


Pra começar um cenário ideal: Potes transparentes, com fechamento hermético e cestos organizadores para as miudezas. Este tipo de organização requer um grande investimento, mas pode se tornar viável se for algo feito aos poucos e após um bom garimpo pelas lojas do ramo.


Despensa dos sonhos: Caixas de madeira ou vime ajudam a organizar itens avulsos como toalhas, panos de prato, vidros para reciclar ou alimentos em embalagens plásticas que não seja possível empilhar. No mais, as boas e velhas embalagens de vidro com todo o conteúdo visível.


Vale destacar que vale até os potinhos de mantimentos retangulares (daqueles que a gente sempre tem em casa) para guardar os produtos que já tiveram a embalagem aberta.




Dando um salto para a realidade, uma boa maneira de começar a organização é estabelecer um método como o exemplo destas dicas do site Casa e Jardim, baseadas no Livro Simple Steps to Organizing Everything, Donna Smallin:

1 Primeiro passo
Tire os alimentos das prateleiras e jogue fora tudo que está vencido. Caso encontre alguma comida estragada ou com bichinhos, limpe a área com uma mistura de água e vinagre.

2 Divida em categorias
Separe as prateleiras da despensa em categorias de alimentos, como grãos, temperos, itens para café da manhã, óleos e ingredientes de confeitaria. Faça a divisão de acordo com suas necessidades. Depois de um tempo, você não precisará nem pensar qual é o lugar de cada coisa. Se quiser, coloque etiquetas para indicar o que vai em cada prateleira, para que as outras pessoas sigam a sua organização.

3 Enlatados e industrializados
As comidas em lata e em pacotes devem ser guardadas em área fresca. Nunca as coloque em armários próximos ao forno ou em prateleiras perto do teto.

4 Potes transparentes
Depois de abertos, guarde alimentos como biscoitos, batatinha frita, arroz e feijão em caixinhas de plástico transparente, para conseguir ver o que está no recipiente. Não se esqueça de anotar a data de validade no pote.

5 Novo no fundo
Sempre que comprar produtos novos, coloque-os no fundo, deixando os mais antigos na frente, facilitando o acesso.

6 Rótulos
Deixe as latas e garrafas com os rótulos virados para a frente. Parece bobo, mas essa simples mudança economizará muito do seu tempo.

7 Prateleiras profundas
Se as prateleiras da sua despensa são bem profundas, deixe os itens menos utilizados ou os que você possui em mais de uma unidade mais ao fundo.

Os potes não precisam ser padronizados. Aproveite embalagens de produtos industrializados dando preferência àqueles com tampa de plástico, que não oferecem o risco de oxidar quando em contato com os alimentos. Uma etiqueta pode ser feita com fita adesiva ou papel contact identificando o produto e o mais importante: a data de validade.




Nenhum comentário

---sport bet --- ---sport bet ---