Como adestrar um shih tzu: dicas e conselhos

 Se você quer saber como adestrar um shih tzu bravo, saiba antes de tudo que o maior problema no adestramento de dessa raça é que eles são mais cabeça dura que outras, mas, com paciência e amor os resultados irão surgir. Além disso, também é importante saber que a idade mais indicada para iniciar o adestramento do seu cachorro é por volta dos 6 meses de idade, desta forma, você começará a habituá-lo a obedecer desde cedo e aqui iremos explicar como educar shih tzu filhote. Você poderá seguir as dicas para educar um cachorro já adulto, entretanto, saiba que será um pouco mais difícil fazer com que ele desaprenda costumes. 



Veja abaixo algumas regras a serem seguidas no adestramento do shih tzu:

  • Estabeleça objetivos atingíveis: não podemos achar que nosso cão irá aprender a realizar tarefas difíceis de um dia para o outro, por isso, comece com coisas fáceis e vá gradualmente aumentando o nível de dificuldade imposto.[3]
  • Treine uma coisa de cada vez: o ideal é escolher uma tarefa por vez para desenvolver as habilidades do cão. Se você quer que, antes de tudo, ele aprenda a dar a pata, foque nessa tarefa e apenas passe para outra quando ele tiver aprendido por completo o que você já ensinou.[3]
  • Seja repetitivo: o shih tzu tende a perder rapidamente o foco, por isso, não insista em fazer longas sessões de adestramento com eles, entretanto, as faça com frequência. O ideal é 3 sessões por dia com a duração de apenas 10 minutos.
  • Seja firme nos comandos: recorra a uma única palavra como "senta", "deita" ou "rola". Nos primeiros momentos é natural que ele não entenda, pelo que você deverá pegar nele e fazê-lo responder aos comandos, por exemplo, sentando-o e repetindo "senta".
  • Não use violência: se a forma como o pretende adestrar estiver relacionada com hábitos do dia a dia, por exemplo, fazer as necessidades no jornal, saiba que recorrer à violência não é a melhor forma e que você poderá repreender seu cachorro simplesmente levantando o tom de voz e dizendo "não!" ou "feio!", pois apenas com isso ele perceberá que fez algo errado.
  • Guie seu cão: se você quer, por exemplo, saber como ensinar filhote de shih tzu a fazer suas necessidades, deverá levá-lo ao local que terá essa função e, com a repetição, ele entenderá o recado. Ainda o caso das necessidades, se ele tiver feito cocô em algum lado da casa menos onde é suposto, leve-o até lá e repita "não!". Se possível, observe-o cada vez que ele estiver se preparando para fazer a necessidade e depressa o repreenda usando as palavras chave acima referidas e levando-o para o local ideal para isso. Quando ele tiver feito o que queria, recompense-o com carícia ou biscoito.

Repetição: o segredo para adestrar shih tzu

Vale a pena reforçar que você terá de ter muita paciência, pois seu shih tzu não aprenderá logo tudo que você lhe pretende ensinar. Além disso, é bom ter em mente de que o processo de aprendizado demora e que acidentes poderão acontecer no meio do caminho[2]. No entanto, repetindo os comandos várias vezes ao dia, ele começará assimilando o certo e o errado e entender o que você quer que ele faça.

Nenhum comentário

---sport bet --- ---sport bet ---