Suculentas na Chuva Cuidados Perigos com Suculenta em Dias de Chuva

 

Suculentas na Chuva – Cuidados e Perigos com a Suculenta em Dias de Chuva

Choveu e choveu muito, sabe aqueles dias que a chuva não quer parar, aquela chuvinha mole que não dá trégua!! Ótimo, ela aumenta a umidade do ar, ajuda combater a poluição na cidade e em lugares com alta poluição do ar, mas e as suculentas na chuva?

Tenho muitas suculentas, algumas já formadas, outras suculentas filhotes e como proceder em dias chuvosos com as suculentas? Elas podem ficar na chuva? Quais os perigos e os cuidados que devemos ter com as suculentas na chuva.


Suculentas na chuva

Primeiro ponto a ver é se o vaso tem furos embaixo e boa drenagem.

Se não tiver furo, sabe aquelas xícaras de porcelana como a da foto acima com uma mudinha de Echeveria Perle Von Nurberg, vasinhos decorativos que aproveitamos para plantar suculentas, que ficam no tempo e não foi feito o furo para escoar a água da rega, pois é, esses vasinhos precisam ser tirados da chuva o mais rápido possível, assim que ameaçar chover.

Caso não tire, a água vai ficando, ficando no vaso até encharcar, transbordar o que é prejudicial para qualquer planta, quanto mais para nossas folhinhas gordinhas e cheias de água, elas não precisam de mais água, assim em excesso, a rega é um dos cuidados mais importantes no caso destas plantinhas e a chuva intensa é um perigo grande.

Quando perceber que vai chover, coloque seus vasinhos sem furo embaixo num lugar coberto.

No chão ou no vaso

Jardim de suculentas

Quando as suculentas estão no chão, num jardim de suculentas o solo absorve toda a água, a não ser que o jardim ficar num lugar que alague, mas se a água escoar bem, infiltrar bem na terra as suculentas vão gostar de uma chuva e sobreviver.

Qual o vaso?

O tipo de vaso também vai pesar nesta hora, se suas suculentas estiverem plantadas em vaso de barro, o perigo de encharcamento é menor, o vaso de barro absorve água e a boa drenagem ajuda também.

Vaso sem furo é fatal para as suculentas em dias chuvosos, sem escoar a água vai encharcar a terra, as raízes, melar as folhas, apodrecer as raízes em pouco tempo.

O vaso de plástico não absorve a água, ele mantém a umidade, o que não é recomendado em dias de muita chuva, aqueles dias de chuva constante que se arrasta por mais de dois dias.

O excesso de rega ou chuva, o encharcamento favorece o ataque de fungos, vale ficar atento a isso após dias chuvosos.

Esses são os perigos que devemos evitar com suculentas na chuva.

Tipo de suculentas

As suculentas com folhas grossas, carnudas são as que mais guardam reserva de água, este tipo de suculentas não gostam de muita chuva, elas precisam ser protegidas de dias seguidos de chuva, a não ser que tenham uma boa drenagem.

As echeverias, as Kalanchoes, as Agaves que a água fica nas folhas, essas suculentas não gostam de muita água e as folhas de baixo começam a melar.

Uma dica boa é evitar que as folhas da suculenta fiquem em contato com o substrato molhado, a dica é colocar pedras como cobertura do vaso.

Benefícios da chuva

A chuva é importante para as plantas e suculentas, ela ajuda deixar a planta mais bonita, mas precisa ter os cuidados citados acima como boa drenagem, vaso com furos, pedras na cobertura, SEM encharcamento e quando a chuva persistir por muitos dias e você puder muda o vaso de lugar é uma boa maneira de evitar que as folhas das suculentas apodreçam na chuva.

Cuide bem de suas suculentas e elas vão agradecer com sua beleza.


Nenhum comentário

---sport bet --- ---sport bet ---