Suporte de Tempero e Papel Toalha de Madeira Teca – Reaproveitar Pedaços de Madeira

 

SUPORTE DE TEMPERO E PAPEL TOALHA DE MADEIRA TECA – REAPROVEITAR PEDAÇOS DE MADEIRA

Tenho em casa muitos retalhos de madeira teca, na verdade painel teca que é produzido com pequenos pedaços de madeira maciça de reflorestamento, a madeira teca, com eles fiz este suporte de tempero e papel toalha da foto.

São sobras de móveis que meu marido fez em painel teca, que fomos ajuntando para usar em peças artesanais. Madeira teca é considerada uma madeira sofisticada, de alta durabilidade e qualidade, resistente a umidade, uma madeira maciça, leve, sustentável que pode ser usada em áreas internas e externas.

A resistência e durabilidade da madeira teca ou do painel teca se dá pela presença da “tectoquinona”, substância natural da madeira teca que a protege do ataque de cupins e “caucho”, um tipo de látex que aumenta a impermeabilização, reduz a abrasão, resistência a empenamento, uma forma de lubrificação da superfície.

Fácil de fazer este suporte de temperos com lugar para colocar papel toalha tão útil na cozinha, apesar de eu não ser exímia em trabalhos com madeira, quem sabia tudo sobre madeira era meu esposo, aprendi alguns truques de como trabalhar com madeira e fiz este suporte.

Foi o meu primeiro trabalho em madeira, mas com o tempo vou adquirindo mais experiência e destreza e vou melhorar muito minha obra de arte!! Veja como fazer e o material necessário para fazer este suporte de temperos médio. Se quiser maior é só usar pedaços de madeira maiores.

Você pode usar outra madeira também para fazer esta peça, como pinus, compensado naval e até MDF, o que muda é o acabamento ou pintura conforme o tipo do material usado para deixar a peça mais resistente.


SUPORTE DE TEMPERO DE MADEIRA

MATERIAL

  • Retalhos de madeira ou painel teca de 15 mm
  • Fundo do suporte
  • 1 pedaço de madeira de 37 cm X 25,5 cm X 15mm.
  • Com os bicos que aparecem na foto a madeira tem 43 cm de altura.

Este pedaço de madeira com pontas na parte de baixo era um retalho de uma tábua de cozinha redonda. Meu esposo tinha feito sulcos na madeira, por isso os detalhes nas pontas que achei bem decorativo e mantive.

Cada prateleira, que são três, têm 27 cm X 8cm X 15 mm

Para colocar o papel toalha colei dois pedaços de teca com 7 cm X 4 cm, fazendo um sulco em cada uma delas de 1 cm X 1 cm, deixando 3,5 cm para o lado de dentro da peça e 2,5 para o lado de fora da peça.

Para colocar o rolo de papel toalha usei uma tira de madeira com 28 cm X 1,5 cm X 0,5 cm.

Ver marcações das medidas na foto.

MONTAGEM

Usei parafuso de garimpei na oficina de casa. Para comprar leve um pedaço de madeira para ver o tamanho ideal sem ultrapassar a madeira e não muito grosso também.

Usei parafusadeira elétrica para furar com broca e depois parafusar.

Podemos usar também pequenos pregos.

A fixação é feita com parafuso ou prego na parte de trás da peça.

Podemos também usar cola Universal ou cola de madeira para fixar as peças menores como o porta papel toalha.

Acabamento

Passei duas de mãos de Stein em todo o suporte de tempero pronto, lixado com lixa fina e limpo.

Esperar 24 horas a cada de mão de Stein.

Se preferir use verniz ou cera na madeira. 

Nenhum comentário