Como Recuperar Vaso Quebrado Faltando Pedaço da Cerâmica

 

Como Recuperar Vaso Quebrado Faltando Pedaço da Cerâmica

Sabe aquele pote ou vaso de cerâmica ou de porcelana que você ama e que por um descuido ou acidente ele se quebra, pois é, isso aconteceu aqui em casa já faz um tempinho, colei peça por peça, mas não ficou bom e para piorar a situação faltou um pedaço do vaso quebrado, ele sumiu e não teve jeito de eu achar aquele pedaço do pote.

Depois de olhar muito para aquele vaso quebrado que foi colado mas não ficou perfeito que resolvi investir nele e pesquisar como deixar aquele lindo pote como novo novamente. Vi nas minhas buscas que a massa plástica é uma das alternativas para colar cerâmica ou porcelana.

Por coincidência tinha um pote de massa plástica branca Iberê na oficina do meu esposo e coloquei a “mão na massa”. Fiz uma foto do processo de recuperação do meu vaso quebrado, como consegui preencher o espaço que estava faltando no vaso, aquela peça de cerâmica que não consegui achar.

Como Recuperar Vaso Quebrado

Material

  • Partes de um vaso quebrado
  • Massa plástica branca
  • Espátula
  • Lixa P80
  • Tinta spray na cor do vaso.

Modo de fazer

Limpar e secar bem o vaso quebrado e as peças.

Colar com cola adesiva instantânea.

Esperar secar bem.

Preparar a massa plástica conforme instruções da embalagem.

Passar nas trincas formadas com a colagem das peças, escondendo-as.

Para preencher ao pedaço do vaso que faltou usei pedaços de caixa de embalagem de papelão mole, preenchi o espaço com massa e fui enformando com o papelão de embalagem tipo de remédio.

Como mostra a foto abaixo, meu vaso estava complicado de preencher porque o pedaço que sumiu fazia parte da borda e da parte arredondada do vaso (parte que assinalei de preto na foto), ficando sem sustentação a colocação da massa.


Precisei preencher e duas etapas, a primeira como mostra a foto quase fechou todo o espaço, coloquei uma forma de papel dentro do vaso e uma formando o arredondado da parte de baixo da boca.

Esperei secar de um dia para outro e no dia seguinte preenchi o espaço da borda que faltava.

Deu muito certo, agora era somente lixar a peça, pintar, passar verniz spray e eu estava com meu vaso recuperado!!!

Estou ainda no processo de lixamento, que é um processo delicado, lixando somente a massa plástica bem seca para dar o acabamento na peça.

A pintura pode ser feita com tinta acrílica, tinta spray.

Podemos ainda pintar somente as emendas com tinta dourada ou prateada, uma técnica japonesa de restauração de cerâmica ou porcelana, uma arte chamada Kintsugi.

Minha primeira experiência e Dicas

Use luvas finas de plástico nas mãos, isso evita que grude a massa plástica nas mãos, que é difícil de tirar, consegui tirar somente com álcool.

A luva precisa ser fina para não perder a sensibilidade e toque fino ao modelar a peça com massa plástica.

Alise bem a massa antes da secagem, isso facilita a finalização e acabamento com a lixa.

No meu caso o acabamento ficou meio grosseiro como mostra a foto com a marcação preta e precisei de usar lixa de ferro 80 para tirar as imperfeições da massa já seca.

Veja também como recuperar caneca lascada.

Dicas de como usar xícaras lascadas como vaso de suculentas.


Nenhum comentário

---sport bet --- ---sport bet ---