Saiba como preparar um fertilizante natural ou #Biofertilizante

 Eu não sou muito de dar receitas aqui no blog, mas esta eu tive que pedir… Eu estava em uma oficina sobre Agricultura Familiar no mês passado e tive a oportunidade de conhecer o senhor Valdivino, que é da Comunidade Matinha, situada no município de Guaraí/TO. Depois de muita conversa, chegamos ao papo dos biofertilizantes e ele já começou a dar os ingredientes… Tive que pedir para ele anotar, porque eu sabia que daria em um post! (rs)

“Biofertilizante é o subproduto da bio-digestão e é de extrema importância como o próprio biogás. Substância que contém microrganismos vivos que, quando aplicados em sementes, superfície da planta, ou solo, coloniza a rizosfera ou o interior da planta e promove o crescimento da mesma pelo aumento da disponibilidade (P) e suprimento de nutrientes (N), ou aumentando o acesso aos nutrientes pela planta (maior superfície radicular). – Wiki”

E não é difícil de se preparar, olha só:

Ingredientes:

– 10 quilos de esterco de gado (de preferência fresco);

– 03 quilos de esterco de galinha;

– 1/2 quilo de açúcar (de preferência mascavo)

– Água

Modo de preparo:

– Junte todos os ingredientes em um recipiente de plástico com capacidade de vinte litros. Complete com água, deixando uma borda (espaço) de dez centímetros. Deixe curtir por cinco dias.

Modo de usar:

– Coloque 01 (um) litro de biofertilizante natural em 20 (vinte) litros de água, coe e pulverize.  A mistura tem uma validade de 30 a 40 dias. 

Fácil, não é? Segundo o senhor Valdivino, este biofertilizante é ótimo e a ideia de utilizar o açúcar mascavo, é porque considera-se que ele também seja “natural”, diferente do açúcar “cristal”. Se você já o fez, conte-nos como foi o preparo e também seus benefícios.

Nenhum comentário