Envelhecer Portão de Ferro Fundido Pintura Dourada em Grade de Metal

 

Envelhecer Portão de Ferro Fundido Pintura Dourada em Grade de Metal

O gradil de casa é de ferro fundido e fiz uma pintura para envelhecer portão de ferro fundido, mas que pode ser usada também em outros metais ou gradil de ferro chato, torcido ou tubular.

Meu portão já foi branco, grafite e preto envelhecido, a cor que fiz atualmente, que fica bem bonito, valoriza a grade e não é difícil de fazer.

Vamos precisar da tinta esmalte preta que pode ser fosca, acetinada ou brilhante para pintar o fundo da grade e depois de bem seca vamos dar pinceladas de tinta dourada com o pincel quase seco de tinta para ficar bom.

É necessário lavar a grade com máquina de alta pressão ou com escova e sabão até ficar bem limpa, lixar possíveis ferrugem, limpar, passar zarcão, Ferrox ou outro neutralizador de ferrugem e dar duas demãos de tinta esmalte.

A tinta metálica dourada ou ouro podemos mandar fazer em lojas que preparam tinta na hora ou comprar pronta. Vale lembrar que uma tinta de boa qualidade vai deixar o resultado melhor.

Na internet ainda encontrei latinhas com 1/4 de tinta para grades de até 10 metros de comprimento com a minha. A tinta ouro ou dourada rende bem, não precisa comprar muito.

A marca Hammerite tem tinta ouro metálica também, além da Coral, Suvinil, Eucatex.

Veja abaixo como envelhecer portão de ferro fundido ou grade de metal passo a passo, quais os materiais necessários para ter uma pintura linda, diferente, moderna e sofisticada.


Como envelhecer portão de ferro fundido

Material

  • Tinta esmalte acetinada preta
  • Tinta metálica dourada ou ouro
  • Pincel chato e largo, trincha
  • Estopa ou pano de limpeza
  • Zarcão ou Ferrox se necessário
  • Aguarrás ou Thinner para limpar o pincel e respingos de tinta
  • Jornal ou papelão para forrar o chão
  • Pote para colocar a tinta.

Modo de fazer

Como já falamos acima, vai ser preciso lavar a grade que vamos pintar para retirar toda a sujeira, poeira e ver onde precisamos combater ferrugem ou lixar tinta descascando.

Depois da grade bem lavada, lixada e seca, passar zarcão, Ferrox ou outro neutralizador de ferrugem caso tenha necessidade.

Limpar toda poeira e pintar toda o portão ou grade com tinta esmalte preta.

Se necessário dar a segunda demão após o tempo de secagem recomendado na lata de tinta.

Após secar as duas demãos de tinta preta, vamos ao trabalho com a tinta metálica dourada ou ouro.

Com o pincel limpo, seco, molhar na tinta ouro, retirar quase toda a tinta do pincel e com a mão bem leve, dar pincelada somente em um sentido de forma que a peça fique com pinceladas douradas sem esconder todo o fundo preto como mostra a foto.

É muito importante ter pouca tinta no pincel para não escorrer e não esconder a tinta preta, o que não vai dar o efeito esperado.

Em peças lisas a dica é usar trinchas mais largas e dar pinceladas longas e o mais reto possível, assim vamos ter um trabalho mais delicado e perfeito.

Não carregar o pincel com muita tinta, outro ponto essencial para o resultado ficar perfeito.

Esperar secar e vai estar pronto seu portão com pintura envelhecida.

Nenhum comentário