Afiar faca: 3 métodos eficazes para você fazer isso em casa

 Afiar facas não é nada do outro mundo! No cotidiano, facas comuns podem ser afiadas até na beirada da pia, por exemplo. O segredo é sempre puxá-las contra o fio e usar a pedra molhada para não riscar a faca. Então por que tantas dúvidas? Instrumentos mais caros, com fios mais finos, exigem mais cuidado. Facas são um dos instrumentos mais importantes da cozinha – se não o mais importante. Uma faca sem fio, além de irritante é perigosa. A faca deve cumprir bem sua função de corte. Veja formas de deixar suas facas sempre afiadas:

Afiar faca na pedra

Deixe a pedra de molho por 5 minutos. Depois basta deslizar a lâmina ao longo da pedra (como se fosse passar manteiga na fatia de pão, não como se fosse cortar um bolo). Se a faca estiver muito sem fio, escolha o lado mais poroso, caso ainda esteja ok escolha o lado mais liso.

Afiar faca com chaira

Chaira é o nome desse instrumento que parece uma espadinha. Afiar facas com ele também é simples. Segure como se fosse uma espada e deslize a lâmina da faca de dentro para fora. Repita os movimentos do outro lado da lâmina.

Afiar faca com afiador

Existem também aparelhos específicos para quem quer afiar as facas em casa. Basta encaixar a faca e deslizar a lâmina no afiador. Este é considerado um dos métodos mais seguros.

Não importa qual o método escolhido, lembre-se que lidar com facas é sempre um perigo. Seja cuidadoso e sempre guarde suas facas em locais seguros, ainda mais se você tiver crianças em casa.



Nenhum comentário