Plantar Abacate, Enraizar a Semente na Água, Plantar a Muda, frutificação

Como Plantar Abacate, Enraizar a Semente na Água, Plantar a Muda, frutificação

Minha netinha também gosta de plantar e após ver a semente do abacate quis plantar abacate. Fiquei muito feliz com o interesse dela para o cultivo de plantas e árvores frutíferas, é disso que precisamos para ter um planeta verde e saudável.

Minha netinha gosta de cuidar das plantas também, regando e vendo de perto as mudinhas, tarefa necessária para um cultivo perfeito. Hoje vamos mostrar como colocar a semente do abacate para enraizar na água e depois que enraizar, plantar ele na terra num vasinho até ele ficar no ponto de ir para o chão.

Origem do abacate

O abacate é uma fruta originária da América Latina, principalmente no México, onde a fruta é usada em receitas salgadas. O abacate chegou no Brasil em 1893 e se tornou uma fruta popular cultivada na maioria dos quintais e saboreada com açúcar pela maioria das pessoas.

Nutrientes e benefícios do abacate

O abacate é uma fruta nutritiva, que alimenta, sacia a fome, tem pouco açúcar e é rica em fibras, uma fruta indicada para pessoas com diabetes. Muito benéfico para a saúde do coração por conter gordura boa. O recomendado é comer duas colheres de sopa de abacate ao dia.

No abacate tem vitaminas A, do complexo B, C, E, fibras, pectina, sais minerais como o ferro, fósforo, cálcio.

O abacate é usado como alimento e como cosmético para fortalecer e embelezar cabelos e pele agindo como hidratante, combatendo queda e caspas também.

O abacate é diurético, combate afecções da garganta, do estômago, combate gases. As folhas do abacateiro previnem doenças das vias urinárias

Como plantar abacate

Podemos plantar as sementes do abacate direto na terra ou usando embalagem plástica, de leite ou outra qualquer para fazer a muda. Se deixar a semente do abacate na compostagem feita no chão, ela vai enraizar e podemos fazer uma muda de abacateiro a partir daí. 


Outra forma de enraizar a semente do abacate é colocar a semente em contato com a água e esperar ela enraizar e germinar despontando o broto que vai crescer e ficar com folhas e caule que podemos plantar na terra no lugar definitivo ou num recipiente ou vaso.

A orientação é colocar de três a cinco palitos  de madeira no caroço do abacate e colocar sobre um copo ou pote, de forma que ele fique encostado apenas na água.

Depois de alguns dias vai germinar, brotar e enraizar a semente do abacate e vamos ter uma muda pronta para o cultivo.

Vale lembrar que o abacateiro enxertado frutifica em dois anos. Mudas feitas a partir de sementes e sem enxertia frutifica a partir de cinco anos do plantio.

Como enxertar abacateiro

Para enxertar o pé de abacate é preciso primeiro fazer ou ter uma muda, o porta enxerto.

Porta enxerto

Porta enxerto são mudas feitas com sementes em sacos plásticos ou vasos com 20 cm de diâmetro e 40 cm de profundidade.

O solo ideal para plantar abacate é em substrato argiloso e esterco a 5 cm de profundidade, segundo informações no site do Globo Rural.

Como fazer enxerto do abacateiro

Com a muda com 10 cm de altura e caule com 1 cm de espessura podemos fazer o enxerto usando um galho de um abacateiro que já frutifica e da espécie escolhida ou que tiver.

Cortar os dois caules em bisel, unir, prender, cobrir com plástico para manter a umidade e esperar brotar o que leva em média 40 dias.

Deixar as mudas em lugar meio sombreado com 50% de luz solar direta.

A muda com em média 45 cm estará pronta para o transplante, que deve ser feito em dias chuvosos.

O espaçamento entre abacateiros é de 10 m x 10 m e quando é feita  poda regular o espaçamento pode ser de no mínimo 6mX7m.

É aconselhado fazer uma cobertura morta cobrindo a base do tronco para proteger as raízes e manter a umidade.

Floração

Para acontecer a polinização é preciso ter dois tipos da planta para que  a fecundação aconteça.

Algumas espécies a floração acontece pela manhã (Simmonds, Wagner,ouro-verde e fortuna), já as espécies (pollock, linda e quintal) abrem a flores à tarde.

É preciso no mínimo duas árvores de abacate de espécies ou tipo floral diferente ou outro abacateiro por perto na vizinhança.

Como cuidar

Rega

Manter o solo úmido sem encharcar. Regar semanalmente no verão e a cada 60 dias no inverno.

O abacateiro não resiste a rajadas ou excesso de ventos e geadas.

Solo

O solo precisa ser adubado, profundo e com boa drenagem.

Frutos

O abacate não amadurece na árvore, quando começa a cair abacate é hora de colher e esperar amadurecer.

Poda

É preciso fazer poda de limpeza e aeração da planta.

Estas são algumas informações importantes para o cultivo do abacate.

Nenhum comentário