Como acabar com o problema de mau cheiro no banheiro

 mau cheiro no banheiro Ã© um problema que atinge a residência de muitas pessoas. Esses problemas são, normalmente, causados pelo entupimento dos vasos sanitários, ralos e pias. E além do mau cheiro em si, essa questão pode também estar ligada a saúde das pessoas. Gases que estão presentes nos esgotos e tubulações podem ser nocivos aos seres humanos, portanto é muito importante que, não só se elimine o mau cheiro, mas também se resolva a causa do problema. Algumas dicas ajudam a resolver isto, mas, se não conseguir resolver você mesmo, convém chamar uma desentupidora, caso o problema continue.

Como evitar entupimentos

Com cuidados simples, mas eficazes, podemos impedir que o mau cheiro chegue ao seu banheiro. É possível evitar que esses problemas aconteçam com algumas dicas: evite jogar resíduos como papel higiênico usado e cabelos nos ralos e vasos, não despeje restos de comida na pia e também faça limpezas de rotina para não deixar que eles causem entupimentos Mas, caso você já tenha sido atingido por este problema, saiba é possível resolver!

Como resolver

O primeiro passo para tentar neutralizar o mau odor no banheiro é identificar de onde ele está saindo. Pode ser do ralo, vaso sanitário ou da pia. Sabendo qual destes é o responsável, você terá muito mais facilidade, indo direto ao ponto para resolver a situação.

Entupimento de Pias

Pias que não são usadas regularmente podem ter a água parada no sifão evaporada. O sifão é curvo justamente para reter um pouco de água nele e bloquear o possível mau cheiro, mas, sem essa água nele, o mau cheiro pode vir a ficar evidente na pia.

Para resolver o problema da pia entupida, acertando o sifão, aqui vai uma dica: Tire a tampa dele e limpe muito bem, removendo todos os resíduos que estão ali parados. Depois de limpo e reinstalado, deixe a torneira aberta por alguns segundos para preencher a curva do sifão com um pouco de água. Se isso não solucionar, você pode ainda tentar usar uma substância neutralizadora de maus cheiros.

Existem muitas opções destes produtos no mercado, mas você também pode fazer facilmente em casa. Aqui vão algumas receitas caseiras:

1– Misture 300 ml de água morna com 100 g de bicarbonato de sódio e 100 ml de vinagre. Mexa muito bem e jogue na pia.

Fazer isso irá resolver o seu problema com o mau cheiro, neutralizando-o e ajudando a manter o cano limpo.

2 – Você também pode tentar usar fermento de padeiro dissolvido em água. Para fazer este procedimento, é importante ficar atento e fazer de noite, não usando as torneiras até o dia seguinte.

3 – É muito comum também usar soda cáustica diluída em água para limpar encanamentos. Mas atenção, este produto é tóxico e é altamente recomendado se usar luvas e máscara para manuseá-lo.

Com essas dicas você pode se livrar do mau cheiro, mas não irá resolver o foco do problema. Por isso, é importante fazer o desentupimento e limpeza da tubulação de sua casa antes que o problema, disfarçado pelo neutralizador de odores, aumente e traga outros riscos a você e sua família.

Entupimento de Ralos

Ralos entupidos são outro grande problema da população, uma vez que recebem grande quantidade de resíduos como cabelos que caem no banho, espumas de sabonetes e shampoos etc. Quando o problema do mau cheiro no banheiro está nos ralos, é muito mais simples de ser identificado e a manutenção é fácil. O problema acontece, normalmente, pela falta de ralos sifonados.

Os ralos sifonados, assim como o sifão da pia, acumulam um pouco de água que impede que o mau odor passe para sua casa. Verifique se os ralos do seu banheiro são sifonados. Se não forem, procure instalar os adequados. Eles devem ser colocados em formato de “u” para represar a água.

Caso seja do modelo que evita o odor, verifique se ele está instalado direito. Se estiver e ainda assim existir o mau cheiro, está na hora de chamar um profissional para avaliar sua rede de esgoto e fazer um desentupimento dos canos ou a limpeza da caixa de gordura.

ntupimento de Vasos

Quando o cheiro ruim que empesteia toda a casa vem direto do vaso sanitário, existem vários problemas que podem causar isto. O entupimento pode ser percebido facilmente pela velocidade reduzida com que a água desce. Caso esteja normal, existem outras possibilidades.

As principais delas são: má vedação do vaso ou um sistema de ventilação insuficiente. Se a caixa de gordura ou o vaso sanitário entupido estiverem mal vedados, o mau cheiro sai pelo vaso sanitário e atinge seu banheiro. Nesses casos, é preciso verificar todo o sistema de esgoto da casa para procurar o foco do problema.

A má vedação e falta de ventilação acabam atrapalhando a passagem do esgoto pelos canos. Ele ficam preso e o mau cheiro volta pela tubulação até o vaso sanitário. Esse odor ruim tem solução, mas só um profissional especializado conseguirá encontrar o foco do problema. A dica para neutralizar o cheiro também pode ser usada nestes casos.




Nenhum comentário

---sport bet --- ---sport bet ---