Lençol com Elástico Passo a Passo

 Você pode fazer um lençol com elástico em casa e de maneira não tão difícil, apenas um pouco trabalhosa.

Mas como o preço de uma peça comprada é bem maior, o trabalho compensa ao final.

Hoje traremos um passo a passo que ensina a fazer um lindo lençol de casal com elástico nas quinas, que vai deixar sua casa linda e ainda ajudará a economizar uma boa graninha. Então, vamos lá!


Dicas para Fazer Lençol com Elástico passo em fotos

Para fazer esta personalização em seu lençol você irá precisar de:

  • Lençol de baixo (com a medida da sua cama);
  • Máquina de costura;
  • Linha para costura com cor combinando com a cor ou estampa do lençol escolhido;
  • Elástico chato;
  • Tesoura;
  • Caneta;
  • Régua;
  • Abridor de casas;
  • Agulha grande.

Comece tirando toda a bainha do lençol, com o auxílio de uma tesoura.

Em seguida, dobre o lençol ao meio, pelo sentido do comprimento e, depois, novamente no sentido da largura. A peça de tecido ficará com o formato de um retângulo.

Logo após, marque uma distância de 98 cm (a metade do comprimento do colchão) – a partir da dobra com maior comprimento; e uma segunda linha de 44 cm (a metade da largura do colchão), contados também a partir da dobra do lado menor do retângulo.

Essas medidas irão se encontrar e devem ser feitas no limite da lateral onde as pontas abertas do tecido se encontram. As marcações servirão para qualquer padrão de colchão.


Agora, com o auxílio da régua, marque a área que deverá ser cortada. Lembrando que os recortes serão feitos na extremidade onde as pontas “abertas” do lençol se encontram.

Em seguida, com o auxílio da tesoura, corte a área demarcada, tirando quatro quadrados.

Logo após, para cada uma das quatro partes do lençol, junte as extremidades resultantes da retirada do respectivo quadrado, costurando na máquina da costura.

Agora, faça uma bainha dupla de 0,75 cm costurando à máquina toda a volta do lençol.


Em seguida, utilize a costura que você acabou de fazer em cada uma das pontas do lençol como referência para marcar a distância de 40 cm de cada lado.

Essas medidas serão os locais que você deverá desmanchar a bainha para passar o elástico. E utilize o abridor de casas ou a ponta da tesoura para descosturar.

Logo após, corte um pedaço de elástico com tamanho de 35 cm e passe-o em uma das pontas do lençol com a agulha grande ou com um alfinete de segurança.


Agora, mantenha uma pequena sobra para o lado de fora da bainha do lençol e, posteriormente, fixe a ponta do elástico que sobrou, costurando-a duas vezes com a máquina de costura.

Em seguida, corte a pontinha que sobrou com a tesoura, para arrematar o trabalho.

Nenhum comentário