Como fazer vinagre de maçã caseiro

 


Apesar de dar um pouco de trabalho o preparo do vinagre caseiro de maça, os seu benefícios compensam todo esse tempo que irá gastar para a preparação.

Com relação ao quanto irá gastar para fazer o seu vinagre de maça caseiro é relativo, pois depende do valor que consegue comprar as maças em sua cidade, pois para receita tradicional ou simples a base e ingrediente principal é a maça.

Assim poderá temperar a salada e todas as demais utilidades que costuma usar o vinagre com essa solução caseira que é livre de conservantes e produtos químicos, assim preservando a sua saúde.

1. No liquidificador

Primeiro irei compartilhar uma receita mais simples que é a versão tradicional do vinagre que é comprado em qualquer supermercado. Nela irá usar algumas maças, seja ela verde ou vermelha e de preferência bem frescas.

Ingredientes

Maçã: 1 ½ quilo.

Modo de preparo

  1. Primeiro ponto, higienizar a maça, basta descascar e lavar bem as frutas e depois corte em pedaços e retire as sementes.
  2. Em seguida, bata no liquidificador até se tornar uma pasta.
  3. Com auxílio de um peneira bem fina irá coar a pasta para retirar o máximo de suco dessa pasta, pois será esse suco que será usado para fazer o vinagre.
  4. Coloque esse suco em uma garrafa de vidro e deixe na temperatura ambiente, fora do sol por seis semanas.
  5. Depois irá colocar a garrafa exposta ao sol por três dias e depois disso estará pronto. Nunca guarde-o na geladeira!

2. Com açúcar orgânico

De uma forma bem mais rápida, saiba que poderá reduzir o tempo de preparação para menos da metade da receita anterior, porque a fermentação irá ocorrer de uma forma diferente.

Ingredientes

Maçã: 1 ½ quilo;
Açúcar orgânico: 3 colheres (sopa);
Água filtrada: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Diferente da receita anterior, mas mesmo assim lavando e cortando em cubos, não irá usar o liquidificador, pois irá colocar a maça em cubos em um jarro de vidro.
  2. Em seguida, adicione a água e o açúcar e misture bem para dissolver o açúcar, depois cubra o jarro com papel toalha e use um elástico para fixar o papel.
  3. Deixe a garrafa em local fresco, seco e arejado por três semanas. Não deixe que o recipiente pegue luz solar;
  4. Passado esse tempo você já tem a fermentação. Coe o líquido e mude-o de jarro;
  5. Seu vinagre já está pronto. Agora é só mantê-lo nas condições adequadas.

Nenhum comentário