Alongamento para coluna: 8 exercícios simples para fazer em casa

 Quando o assunto é dor nas costas, saiba que a região que envolve a coluna é composta por vários músculos que podem e devem ser trabalhados para evitar dores de problema de postura.

Além disso, evitar que cause dores que podem tornar qualquer movimento do corpo dolorido e inclusive dificultar a qualidade do sono que pode assim tornar o seu dia bem difícil. 

Esses músculos beneficiam ou alteram sua postura como também são responsáveis por movimentos dos ombros, braços e pescoço necessitando estar alongados para que tudo flua bem. Lembrem-se que prevenir é melhor que curar!

8 alongamentos simples para coluna

Bom, agora vamos dar início a prevenção com alguns exercícios que podem ser realizados em casa, no trabalho e até mesmo no carro. Inicie e observe a diferença em você!

Alongamentos para dorsal


1. Abra as pernas e tente alcançar seu pé direito com sua mão direita, levando ao máximo sua coluna para essa região, sem forçar. Fique na pose por 40 segundos e repita do lado esquerdo.


2. Fique parado de pé com o corpo todo alinhado e tente abaixar o corpo para alcançar as mãos no chão, deixando o quadril para o alto. Fique na pose por 40 segundos.


3. Fique em quatro apoios (apoiando os dois joelhos e as duas mãos no chão) e depois tente elevar as costas para cima o máximo que conseguir, como um gato se espreguiçando. Fique na pose por 40 segundos.

Alongamentos para lombar


1. Ajoelhe-se no chão e incline o tronco para frente, esticando os braços o máximo que conseguir. Fique na pose por 40 segundos.


2. Deitado de barriga para cima, puxe uma das pernas para perto do tronco o máximo possível. Fique na pose por 40 segundos e reputa com a outra perna.


3. Fique parado de pé com o corpo todo alinhado e tente baixar apenas o tronco, mobilizando só o quadril, para baixo, segurando as mãos cruzadas atrás de suas pernas. Fique na pose por 40 segundos.

Alongamento para a coluna cervical


1. Sentado, coloque a mão direita sobre a cabeça e abaixe a cabeça lateralmente nesta direção, enquanto estica a perna esquerda para o outro lado. Fique na pose por 40 segundos e repita do outro lado.



2. Sentado, vire a cabeça o máximo que conseguir para a direita. Fique na pose por 40 segundos e repita do outro lado.

Dicas importantes para alongar a coluna

Durante os movimentos não esqueça de inspirar e expirar, a respiração colabora para um melhor alongamento, fique atento, não bloqueie sua respiração, deixe o ar entrar e sair livremente.

Eles podem ser feitos diariamente. Em cada exercício fique por 40 segundos a um minuto em cada posição. Pode repetir por duas a três vezes cada, mas no início faça de acordo com as suas limitações, respeitando seu corpo!




Nenhum comentário