Pão Caseiro recheado, sem sova e delicioso!

Fazer pão caseiro, é mais  fácil do que parece. Em um bowl,  misturamos os ingredientes. Não é necessário sovar, mas é preciso descansar a massa por  uma hora. Não é rápido, é verdade, mas é  simples de fazer.  A receita é de família, da minha mãe,   Dona Mari, que há muitos anos atrás,  aprendeu com um chef italiano que ela não lembra o nome.  A massa é eclética, tanto dá para fazer pão, como a nossa receita de hoje,   como montar pizza.

É uma massa que vai bastante água, fica meio pegajosa e esse é o diferencial dela para não ficar pão ‘pesadão’,   como diz minha mãe. Ela serviu quando reuniu a familia.  Quem acompanha pelo instagram, viu no Stories e muitos pediram a receita.  Como prometido, dona Mari compartilha aqui,  todas as dicas para não ter erro na hora ‘h’ de fazer o seu!

INGREDIENTES:
  • 1 kilo de farinha de trigo
  • 500ml  de água morna
  • 20 gramas  de fermento instantâneo para pão (2 sachês)
  • 150ml  de óleo
  • 1 colher de sopa de sal
  • 2 colheres de sopa de açúcar

COMO FAZER PÃO CASEIRO:

  1. Aqueça no micro ondas ou no fogão em uma panelinha, 500ml de água morna.
  2. FERMENTO: Em um bowl médio, coloque 500ml de   água com 2 colheres de sopa de açúcar e 2 saches de  fermento instantâneo para pão. Tampe e aguarde 2 a 5 minutos. Mas cuidado, a água deve ser morna,  não pode estar fervendo, senão desanda o fermento, veja aqui como ativar o fermento seco.
  3. MASSA: Em um bowl coloque 1 kilo de  farinha de trigo, com uma colher de sopa de sal. Abra um buraco no centro e coloque o fermento ativado com  150ml  de óleo.
  4. Dentro do bowl, misture primeiro com uma colher e conforme a massa for ficando pesada, fica mais fácil misturar  com as mãos. Não é preciso sovar a massa, apenas deixa-la homogênea. A massa é bem úmida, meio grudenta nas mãos e á assim mesmo. Essa umidade é que vai garantir um pão leve.
  5. Tampe com um pano de prato e deixe descansar por uma hora em um local quente e escuro. O forno desligado ou um armário fechado costuma ser um bom lugar.
  6. RECHEIO: Enquanto a massa descansa aproveite para fazer o recheio e agora é com você. Todos os recheios que cobrem uma pizza combinam super com este pão.
  7. Minha mãe preparou  3 recheios:  escarola refogada, com azeitonas verdes (para minha irmã vegana), atum sólido em lata com tomatinho picado e linguiça calabresa defumada com pimentão vermelho assado  e cebola. 
  8. O recheio também pode ser palmito refogado,   queijo e presunto com orégano, carne louca, frango com catupiry,   molho do queijo puxa,  e por aí vai…
  9. FORNO: Pré aqueça o forno a 200°Celsius.
  10. MONTAGEM: Após a massa descansar uma hora. Forre a bancada com farinha de trigo. Divida a massa em 3 partes iguais e abra cada parte da massa, com as mãos ou com o rolo, untado com farinha de trigo. O rolo  facilita o trabalho nessa hora e se você não tiver um qualquer garrafa serve.
  11. PÃO: Abra em um disco de massa, como se fosse uma pizza. Coloque o recheio sobre cada disco de pizza e enrole como rocambole. Leve os 3 rocamboles de pão em uma assadeira grande untada com óleo e farinha de trigo. Pincele 2 gemas, sobre os pães. Assim eles ficarão bem dourados depois de assado. E leve ao forno pré aquecido a 200° Celsius, por 40 minutos ou até os pães ficarem  dourados e a  casa inteira com cheirinho de pão caseiro.
  12. CONGELAMENTO: Congele os pães assados e recheados por até 3 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário