Como tirar mofo da parede

Mofo é o terror de grande parte das casas, principalmente porque ele pode fazer mal para a saúde. Mas, por sorte, é possível utilizar produtos de limpeza do dia a dia para acabar com os fungos e impedir que eles voltem a aparecer. Nesses casos, é importante ir direto à raiz do problema. Continue lendo para saber como tirar mofo das paredes.

O que é mofo e por que ele aparece?

O mofo é um tipo de fungo que se desenvolve pela formação de esporos. Em geral, eles crescem em ambientes quentes e úmidos, sem muita circulação de ar. Essa é a razão que faz com que tantos banheiros e despensas sejam atacados por mofo.
Em geral, esses fungos crescem apenas pelas condições do ambiente. Outras vezes, eles podem ser o resultado de vazamentos do encanamento no interior ou no exterior da casa. A tubulação de ar condicionado, por exemplo, pode gerar excesso de umidade no interior das paredes quando não é isolada adequadamente.
Para saber se o que está em sua parede é realmente mofo, aplique um pouco de alvejante nas manchas utilizando um pedaço de pano. Se a mancha clarear após alguns minutos, você encontrou fungos. Se não, provavelmente suas paredes estão apenas sujas.

Como tirar mofo das paredes

Para tirar o mofo da parede da sua casa é necessário tomar certos cuidados. E, lembre-se, se você tiver um problema grave de fungo nas paredes, pode ser melhor procurar a ajuda de um especialista.    Veja a seguir como proceder se o problema estiver localizado em uma área restrita. Procure usar proteção para os olhos e luvas para evitar o contato com os esporos liberados pelos fungos. Abra as janelas ou use um ventilador.
  • Para começar, misture uma solução de uma parte de água sanitária para três de água ou utilize um limpador de superfícies que tenha cloro em sua composição ativa.
  • Utilize, então, uma escova de cerdas duras para esfregar a mancha de mofo.
  • Por fim, enxágue o local com o auxílio de um pano umedecido.
Se esse método não funcionar, há produtos formulados especialmente para tirar o mofo da parede. Mas lembre-se de testar em uma pequena área da parede primeiro e nunca misturar soluções de limpeza, pois isso pode gerar reações químicas perigosas. 

Dicas para evitar que o mofo volte

Uma vez que você tenha dado fim no mofo das suas paredes, o próximo passo é evitar que ele volte. A melhor dica para o mofo não apareça mais é eliminar as condições de calor e umidade, que são ideais para seu crescimento.
  • Para ambientes secos, é recomendado o uso de Cif Multiuso Evita Mofo para evitar a proliferação de fungos. Use conforme orientação na embalagem.
  • Estenda cortinas de banheiro e toalhas para secar.
  • Mantenha banheiros, cozinhas e outros ambientes úmidos bem ventilados e secos.
  • Para evitar a formação de mofo a longo prazo, considere instalar um desumidificador elétrico nas áreas com maior dificuldade de circulação de ar.
  • Você também pode cobrir a área com uma tinta antimofo, à venda na maioria das lojas do ramo. Sempre leia as instruções do fabricante e verifique se o produto é recomendado para o seu tipo de parede.
  • Conserte vazamentos no momento de sua descoberta para evitar que a umidade se infiltre em cavidades e abaixo do piso.
  • Você pode ainda vedar a tubulação do ar condicionado, caso descubra que essa é a origem do problema.

Nenhum comentário

---sport bet --- ---sport bet ---