Livre-se de pragas urbanas sem usar venenos

Mesmo que você more em uma área urbana, no andar alto de um prédio e num ambiente bem limpo, nunca está totalmente livre de moscas, baratas, traças, aranhas, formigas e tantos outras pragas.
Normalmente, esta incidência de insetos e até mesmo de animais maiores, como ratos, acontece porque seu habitat natural são ambientes sujos, como lixeiras, encanamentos e esgoto, que independem da faxina que você faz. Outra razão é que eles se reproduzem muito, então sempre há grandes quantidades deles pelas vias urbanas.
O fato é que, mesmo estando acostumados com a existências desses animais, não os queremos dentro de casa. Mas usar inseticidas pode ser prejudicial à saúde, além de não resolver em todos os casos.
Por isso, veja agora algumas dicas para manter essas pragas longe da sua residência.

ARANHAS

Dependendo do tipo da aranha, ela se aloja em qualquer cantinho da casa que não é muito mexido, como teto, atrás de portas e embaixo de móveis. Guardar papelão e jornal também as atrai. Então, comece por eliminar o acúmulo desses itens.
Para fazer uma limpeza mais efetiva, misture em um litro de álcool 5ml de essência de cânfora ou 10 ramos de alecrim triturados. Deixe estar por 1 semana. Depois desse tempo, limpe toda a casa com essa mistura em um pano umedecido.

BARATAS

Já é possível sentir a presença das baratas pelo cheiro. Elas são atraídas por alimentos abertos, principalmente se estiverem em um canto longe da luz e úmido. Como elas vêm do esgoto, não deixe os ralos destampados.
Depois destes cuidados, você também pode fazer uma mistura de ácido bórico (100g), 1 colher de sopa de açúcar e 1 cebola picada. Misture tudo e, com a pasta que formar, faça bolinhas e espalhe pela casa.

CUPINS

O cupim aparece em qualquer coisa feita de madeira. Por isso, o que ajuda é manter tudo envernizado. Para manter as portas e móveis ainda mais protegidos, passe óleo de laranja ou de citronela toda semana, quando fizer a faxina.

FORMIGAS

Para afastar as formigas, comece não deixando comida, principalmente doces, fora da geladeira ou mal fechados. A técnica para evitar que as formigas entrem em casa é observar por onde elas entram. Então, nestes locais, passe vinagre ou detergente. Em seguida, pode esfregar no mesmo local um pouco de borra de café ou pimenta.

MOSCAS

As moscas realmente incomodam. Elas são mais comuns no calor e quando há criadouro de animais ou plantações por perto, que contém esterco. Para evitá-las, lembre-se de deixar todas as lixeiras e sacos de lixo bem fechados.
Uma forma de manter as moscas longe é borrifar vinagre onde elas costumam ficar. Outra tática antiga é pendurar sacos transparentes cheios de água nas portas ou janelas por onde elas entram.

PULGAS

Normalmente as pulgas aparecem em casa quando você tem um animal de estimação que vive no quintal ou em contato com outros animais. Quando visita alguém que pode ter um animal com pulgas, há risco de levá-las para casa com você só por estar no ambiente.
Além de manter seu animal bem limpo, para a limpeza de sofás e tapetes, passe sal grosso e deixe agir por um tempo. Depois de algumas horas, aspire.

RATOS

Mesmo tendo os alimentos bem fechados em sacos plásticos ou papelão, estes materiais não protegem contra os ratos. O ideal é manter tudo em locais bem fechados ou em frascos de vidro.
Uma forma natural de matar ratos é espalhar feijão moído pelos cantos, pois ele vai fermentar no estômago do rato e matá-lo intoxicado. Outra tática é misturar ¼ de xícara de ácido bórico com 1 xícara de manteiga de amendoim e fazer bolinhas para espalhar pela casa.

TRAÇAS

Por fim, as traças que comem as roupas, papéis e até alimentos embalados. Elas costumam ficar em locais sem ventilação e úmidos, e muitas vezes esses locais são os guarda-roupas e armários, quando a umidade vem da parede.
As traças não gostam de cheiros fortes, então você pode colocar capim-limão ou serragem de cedro nos bolsos das roupas e trocar a cada meio ano. Outra opção para manter a casa livre das traças é borrifar, toda semana, uma solução feita com a mistura de 250ml de vinagre de álcool, 10 gotas de óleo de lavanda e 1 colher de sopa de cravos.
Com estas dicas, você mantém seus ambientes livre desses indesejados animais, sem precisar recorrer a venenos tóxicos. Compartilhe se achou as soluções úteis!

Nenhum comentário