Dicas de como derreter o chocolate para confeitar


Primeiramente o chocolate deve ser derretido a uma temperatura de 40 – 45°C, isso varia de acordo com o tipo e marca do chocolate. Não se deve colocar o chocolate em contato direto com a fonte de calor, pois pode queimá-lo!
Temos três formas de derreter o chocolate: banho-maria, micro-ondas e derretedeira elétrica.
Banho-maria
Para trabalhar com este método, devemos certificar de que a tigela que acondiciona o chocolate picado encaixa-se perfeitamente no recipiente de banho-maria (para que não haja respingos de água no chocolate) e que há uma distância de aproximadamente três dedos de água entre a água e o fundo da tigela.
Após a fervura da água, coloque a tigela com o chocolate picado em contato com a água fervente, desligue o fogo e aguarde o derretimento completo do chocolate. Mexa sempre o chocolate com o auxílio de um pão duro para ter um derretimento homogêneo. Lembre sempre de verificar a temperatura com o auxílio de um termômetro.
Trabalhe com organização e panos ao seu redor para secar o fundo da tigela, evitando que respingue água no chocolate, pois que menor contato de um líquido com chocolate pode fazê-lo “desandar” e engrossar.
Derretedeira Elétrica
A derretedeira elétrica é um equipamento que derrete chocolate através do banho-maria, feito por uma resistência elétrica mergulhada em água.
Sobre a base da derretedeira apoiam-se as cubas de inox que receberão o chocolate picado finamente. Essa base deve ter cerca de três dedos de água acima da resistência e a derretedeira deve estar calibrada entre 45-50°C até a próxima etapa de trabalho.
Proceder da mesma maneira do derretimento em banho-maria.
Micro-ondas
A vantagem de utilizar o micro-ondas para derreter o chocolate, é que se elimina o perigo do vapor e gotículas de água presentes nos métodos citados acima. Porém, é necessário tomar cuidado com o aquecimento excessivo, que pode acarretar na queima do chocolate, tornando-o inutilizável.
Programe seu equipamento na potência média (5 ou 50%, varia de acordo com cada aparelho) e de minuto a minuto até completo derretimento do chocolate. O tempo irá variar de acordo com o clima, potência do micro-ondas e corrente elétrica. Geralmente, para se derreter 1 kg de chocolate, gastam – se de 4 a 5 minutos. Normalmente utiliza-se recipiente apropriados para micro-ondas.

Nenhum comentário