Receita Básica de Brigadeiro Gourmet


O grande diferencial de um brigadeiro gourmet para um tradicional são o ingredientes usados. No brigadeiro gourmet se espera ingredientes mais nobres. Um bom chocolate, um bom leite condensado, e uma dose de criatividade. É simples:
– Misture bem fora do fogo 1 colher (sopa) de farinha de trigo bem rasa com 3 colheres (sopa) de creme de leite sem soro. Não ficará com gosto nem textura “farinhenta”. Esse processo serve para “tirar” o puxa-puxa do brigadeiro que é desconfortável na hora de comer.
– Na sequência, adicione:
– 1 lata de leite condensado.
– 1 colher (sopa) cheia de cacau em pó (não é achocolatado heim galera?).
– 3 colheres (sopa) de gotas (ou pastilhas) de chocolate ao leite. É importante usar o melhor chocolate que encontrar (usei o belga Callebaut).

Agora é levar em fogo baixo e mexer sem parar. Depois que ferver, mantenha no fogo mexendo por mais uns 10 minutos, até encorpar bem. É importante usar uma panela grossa, vai ajudar muito!
Passe a massa para uma travessa e deixe esfriar. Mantenha na geladeira por 4 horas até enrolar.
* Para fazer o Brigadeiro Branco, você não vai usar o cacau em pó e vai trocar o chocolate escuro pelo branco.
Com essas duas massas básicas (preta e branca) você pode fazer vários sabores apenas trocando o ingrediente que vai “empanar” o brigadeiro. Alguns exemplos para empanar:
– Castanhas moídas;
– Raspas de chocolate;
– Paçoca ou amendoim triturado;
– Pedacinho bem pequenos de frutas secas (damascos, figo, etc)
Você pode colocar um recheio no seu brigadeiro como uma cereja por exemplo, mas tome cuidado porque usar frutas diminui a durabilidade e pode soltar líquido.

Nenhum comentário