Fazer passo a passo a Pasta Americana para decoração de bolos


A pasta americana também é chamada de covapaste e é feita a base de açúcar. Esta pasta permite modelagem devido a sua característica de elasticidade. Geralmente quando comprada pronta vem na cor branca. Ela esconde todo tipo de imperfeições dos cortes da massa do bolo e é muito simples de trabalhar, aceitando qualquer tipo de corante comestível.

Você poderá montar personagens,  desenhos, flores e muitas outras formas. Decore seus bolos com estilo e sofisticação.


Ingredientes:

250 ml de água
5 colheres de gelatina em pó sem sabor

5 colheres de glucose
7 colheres de gordura vegetal hidrogenada

2 a 3 quilos de açúcar impalpável

Modo de Preparo:

Polvilhe a gelatina sobre um recipiente refratário com a água e espere hidratar. Leve ao banho-maria até que se dissolva e fique transparente. Junte a gordura e a glucose, e mexa, ainda em banho-maria. Cuidado para a mistura não aquecer demais. Retire do fogo, espere amornar, e despeje sobre aproximadamente 1 quilo de açúcar impalpável peneirado em uma tigela. Mexa bem, e aos poucos junte o açúcar até obter o ponto desejado. Quando estiver mais firme, passe para uma superfície e sove até ficar bastante elástica.

O açúcar impalpável pode ser encontrado em lojas de material para doçaria e confeitaria. Se não achar não tem problema! Na verdade, esse açúcar é uma mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho. Veja a receita:

Ingredientes:
500 gramas de açúcar de confeiteiro
3 colheres de amido de milho
Modo de Preparo:

Misture tudo em uma vasilha e vá batendo aos poucos no liquidificador, para ficar bem fininho.
Se você não quiser usar (ou não achar) glucose e gordura vegetal, você pode substituí-los por 4 colheres de mel e 200 gramas de margarina sem sal.
Você não pode guardar a massa para utilizar outro dia, pois ela irá ressecar e ficará inutilizável.

A glucose pode ser encontrada no mercado e só tem uma marca, que é o KARO, pois esta é a glucose original, o restante tem amido em sua composição e não dará certo. Custa em torno de R$6,00.

Nenhum comentário