Pão de Abóbora com Fubá, Farinha de Trigo e Levain – Fermentação Lenta

 

PÃO DE ABÓBORA COM FUBÁ, FARINHA DE TRIGO E LEVAIN – FERMENTAÇÃO LENTA

Para fazer este pão de abóbora com fubá e levain me inspirei num pão que vi num vídeo chinês de culinária, nele a culinarista cozinhava abóbora amarela no vapor e ainda quente acrescentava na abóbora amassada o fubá e a farinha de trigo. O resultado era um pão macio que foi cozido no vapor também.

O meu pão foi assado no forno convencional, alterei os ingredientes já que minha abóbora, a cambotiã é bem mais seca e precisei de um pouco de leite e mais açúcar por não ser tão doce. A massa deste pão de abóbora e fubá ficou amarelinha por causa da abóbora e o fubá e o sabor ficou muito bom para saborear com manteiga, principalmente quentinho, já que também estava mais macio como mostra a foto abaixo do pão cortado.


Vamos ver os ingredientes e como preparar esta delícia de pão de abóbora com fubá e levain, o fermento natural que melhora nossa função intestinal e a digestão do pão além do sabor especial.

COMO FAZER PÃO DE ABÓBORA COM FUBÁ

INGREDIENTES

  • ½ kg de abóbora cambotiã sem casca
  • 1 xícara de chá de fubá
  • + ou – 3 xícara de chá de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • ½ xícara de chá de leite na temperatura ambiente
  • 180 gramas de levain refrescado
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de óleo
  • 1 gema com 1 colher de sopa de azeite para pincelar os pães.

MODO DE PREPARO

Cozinhe meia abóbora cambotiã (1/2 kg mais ou menos) com ou sem casca. Se cozinhar com casca, retira a casca ainda quente.

Amasse a abóbora e acrescente o fubá com a abóbora ainda quente.

Adicione a farinha de trigo e misture tudo.

Acrescente os ovos, o sal, o açúcar, o fermento natural alimentado, o óleo e o leite em temperatura ambiente, misturando tudo até dar o ponto de sovar, deixando a massa meio pegajosa.

A quantidade da farinha de trigo e o do leite vai depender do tipo da abóbora, se for mais seca ou mais úmida.

Deixar a massa descansar por em média 40 minutos tampada (Autólise).

Fazer dobras na massa a cada 30 minutos.

Modelar dois ou três pães a gosto, podendo ser redondo ou comprido como os pães da foto.

Deixar descansar até dobrar de volume.

Pincelar a gema com azeite e levar assar em forno preaquecido a 230°C por 20 minutos e uns 30 minutos em forno 200°C até dourar os pães.

Se preferir uma fermentação lenta deixar os pães modelados uma hora em temperatura ambiente, cobrir com plástico para não ressecar os pães e deixar na geladeira por 12 a 24 horas.

Retirar os pães da geladeira, deixar por volta de uma hora em temperatura ambiente ou até dobrar de volume e levar assar em forno quente preaquecido a 230°C por 20 minutos e forno 200°C até dourar.

Nenhum comentário