5 melhores formas de como limpar prata, sem que ela fique escura

Caso você tenha diversos objetos em prata, mas não sabe Como Limpar Prata, sem que ela fique preta, saiba que há algumas formas de manter seus itens de prata limpos, brilhantes e parecendo novos.

PORQUE A PRATA FICA PRETA?

A prata se trata de um metal que contém diversos tipos de gases em sua composição. Caso ela seja limpa com produtos ou de forma inadequada, a tendência é realmente que ela escureça. ´
Devido a reações químicas que ocorrem entre a sua última camada, que é o sulfeto de prata, que tem uma coloração escura. E essa camada acaba ficando exposta quando um objeto de prata entra em contato com outros materiais, como o enxofre – deixando o objeto com manchas pretas.

5 FORMAS DE LIMPAR PRATA SEM DEIXÁ-LA ESCURA

Confira 5 maneiras de limpar as suas peças em prata, sem que elas ganhem as indesejáveis manchas pretas.

BICARBONATO DE SÓDIO


É um dos produtos mais seguros para você deixar suas peças em prata limpa e com muito brilho. Porém, não o use em peças de muito valor, por ele ser abrasivo e acabar riscando a camada mais superficial da prata.
Há duas formas de Como Limpar Prata com o bicarbonato de sódio. Uma dela é fazer uma pasta com o produto utilizando água.
Com essa pasta e uma esponja bem macia ou um pano, passe a misture em todo o objeto de prata. Enxague e seque.
Outra forma de Como Limpar Prata sem escurece-la é fervendo água e acrescentando cerca de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Mergulhe as peças que você quer limpar nessa água e leve o recipiente ao fogo baixo.
Aguarde a água com bicarbonato ferver. Assim que levantar fervura, retire a panela com os itens de peça do fogo e seque-os.
É uma ótima maneira para limpar e dar brilho a objetos de prata como presilhas de cabelo, brincos, correntes e peças pequenas de prata em geral.

PASTA DE DENTE

Pode parecer estranho, mas usar pasta de dente é uma das mais antigas formas de Como Limpar Prata, sem deixar as peças escurecerem. Para fazer isso é muito simples.
Você vai usar creme dental na cor branca e passar um pouco dele nos objetos de prata que deseja limpar e dar brilho. Espalhe delicadamente a pasta de dente com uma escovinha ou esponja macia.
Em seguida, com um pano seco um pouco umedecia, retire a pasta de dente dos objetos de prata. Além de limpar e brilhante, a prata fica polida.

PAPEL ALUMÍNIO


É uma das melhores maneiras de Como Limpar Prata, cujas peças são maiores e apresentarem fendas, difíceis de serem alcançadas. A explicação para usar o papel alumínio é que ele reage com a água e revela um brilho incrível ao metal.

Para realizar o procedimento, providencie um recipiente com água quente e coloque dentro dele também alguns pedaços de papel alumínio picados.
Coloque os itens de prata nessa mistura e leve ao fogo, deixando ferver por, aproximadamente, 20 minutos. Após esse período, retira a panela com os objetos de prata do fogo.
Você verá que em poucos minutos as peças já estarão claras e brilhando. Com um pano seco, retire toda a água das peças de prata, para nenhuma parte dos itens escurecerem.

SAL

O sal é um produto abrasivo, ele limpa a prata e dá brilho, mas também não é recomendado usá-lo para a limpeza de peças de alto valor.
Para limpar os seus pertencem com o sal e dar brilho a eles é algo muito simples de Como Limpar Prata. Providencia um recipiente cheio de água quente ou morna e uma colher de sopa de sal.
Deixe as peças de molho nessa mistura por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, enxague as peças para remover o sal e seque-as com um pano limpo e seco. Pronto!

CASCA DE BANANA

Pode parecer realmente bem estranho usar casca de banana para limpar objetos de prata. No entanto, a casca da fruta é comprovadamente uma boa maneira de Como Limpar Prata e até mesmo clarear objetos de prata escurecidos.
Descasque uma banana e esfregue com delicadeza a parte interna da casca da fruta sobre as peças de prata. Você estará limpando, dando brilho e polindo o metal.
Para finalizar, passe um pano seco nos objetos, para remover qualquer pedaço de casca que ficar na prata e retirar o cheiro da banana das suas peças em prata.

MAIS DICAS DE COMO LIMPAR PRATA

Todas as receitas ensinadas acima dão certo, deixarão suas peças de prata limpas, brilhantes e polidas. No entanto, as dicas devem ser seguidas à risca, para evitar um efeito contrário, ou seja, que os seus objetos de prata escureçam.
Muita atenção também no tempo indicado em cada receita sobre Como Limpar Prata. O período indicado não deve ser ultrapassado, ok?

PARA FINALIZAR, CONFIRA DICAS PARA EVITAR QUE A PRATA ESCUREÇA

Por fim, aproveitando o assunto, separamos algumas dicas valiosas que preservam suas peças de prata mais brilhantes por mais tempo. Veja a seguir:
  • Evite ficar pegando nas peças de prata sem necessidade, pois o suor de nossas mãos pode escurecer o metal;
  • Guarde joia de prata em um saquinho escuro. Vale apenas uma peça por saquinho – pois o contato da prata com outras peças pode fazer com que o metal ganhe as indesejadas manchas escuras;
  • De tempos em tempos, limpe todas as suas peças em prata, de preferência com uma flanela;
  • Guarde suas joias de prata em um local longe de umidade e da luz direta do sol;
  • Retire as suas joias de prata na hora de tomar banho e guarde-as no local certo. Não deixe espalhadas pelo banheiro enquanto você toma banho, pois o vapor que sai do chuveiro já pode ser suficiente para escurecer as peças.

Nenhum comentário