Como economizar no chá de bebê


1)   Planeje com antecedência
Cerca de 60 dias de antecedência são o suficiente para organizar a festa sem atropelos. Parece exagero, mas, além do tempo hábil para pesquisar e adquirir bons produtos e serviços com melhor preço, as chances de gastos adicionais com imprevistos diminuem – quando é necessário contratar algum serviço de última hora para substituir outro, por exemplo, sai muito mais caro. Se optar por comprar pela internet, vai economizar também com o frete, já que prazos de entrega maiores são mais baratos.
2)   Peça e aceite ajuda
Amigos, familiares e padrinhos vão adorar o convite para participar dos preparativos, acredite. Sempre há alguém próximo com habilidade para costurar, cozinhar, fazer o convite, fotografar a festa, etc. Aproveite!
3)   Convide virtualmente
Além de ecologicamente corretos, convites virtuais são mais práticos e podem ser personalizados. E não fique constrangida por não convidar pessoalmente. Seus amigos bem sabem a correria que é o dia a dia, ainda mais com os preparativos para a chegada de um bebê.
4)   Dispense o garçom
Em vez de contratar pessoas para servir os convidados, a dica é montar o bufê em local de acesso fácil para que eles possam se servir à vontade. Dependendo do tamanho da festa, entretanto, vale a pena contratar uma cozinheira ou empresa especializada. Nesse caso, informe-se sobre valores de pacotes completos (local, bufê, garçons, entretenimento, etc.), pois a contratação dos serviços separadamente, em geral, é mais dispendiosa.
5) Quitutes simples e deliciosos
Não é que você vai fazer economia com a comida, mas sabe aquela história de que menos é mais? Pois bem, se o chá acontecer no meio da tarde, sirva sanduíches (embalados em celofane com fitinha de cetim), bolos simples (laranja, iogurte, limão, fubá) e petits fours, como se fosse um chá mesmo. Se o evento estiver marcado para a hora do almoço, uma sugestão é montar uma mesa com uma salada de grãos, uma salada de folhas, quiches, alguns queijos e legumes. E não se esqueça de preparar uma mesa de doces bem gostosa! Para não errar e não gastar muito, opte pelos tradicionais brigadeiro e beijinho. Em relação às bebidas, águas aromatizadas e sucos naturais são uma ótima pedida.
6)   Faça a festa em casa
Ou no salão de festas do seu condomínio. Mas não se esqueça de verificar como está a manutenção local, para evitar gastos a fim de corrigir imperfeições (como paredes manchadas ou cadeiras quebradas, por exemplo).
7)   Decore com criatividade
Um tema barato e bonito? Flores! Você também pode usar o mesmo padrão de tecido para enfeitar todo o ambiente: do painel atrás da mesa principal às caixas de papelão que substituem bandejas de doces. Brinquedos do bebê ou um varalzinho de bodies (que pode ficar no lugar do painel) conferem autenticidade à decoração – e saem praticamente de graça! Outra opção são kits de arte digital personalizados, também chamados de printables (confira 3 modelos). Aqui, você tem tudo à mão, do convite aos rótulos das embalagens (garrafas de água mineral, topo de cupcake, arranjo para colar na parede, etc.) e você pode imprimir em casa mesmo.
8)   Monte um bolo de fraldas
Um bolo confeitado pode pesar no orçamento. Em vez disso, monte o seu próprio com fraldas descartáveis. Basta enrolar as fraldas, montar um círculo e fazer o acabamento com fitas. Se quiser, faça mais de um “andar”. No topo, coloque sapatinhos de bebê para enfeitar. É lindo e fácil de fazer! “Clique aqui para aprender
9)  Que tal montar a lembrancinha?
Uma sugestão são artigos de feltro, que são fáceis de fazer. Basta ter à mão retalhos, agulha, linha e cola quente. Sachês, marcadores de livros, ponteiras de lápis, por exemplo, agradam a todos. Os tradicionais saquinhos com amêndoas (ou outros doces) também são econômicos, se você comprar os itens em distribuidores ou lojas populares e montá-los em casa. (Clique aqui para aprender).

Nenhum comentário