Chá de fraldas simples e barato – Ideias e inspirações

O chá de fraldas é um momento muito especial para as gestantes. Mas é claro que sempre surgem uma série de dúvidas sobre a realização deste evento. Como fazer um chá de fraldas sem gastar muito? O que devo servir de comes e bebes? Como organizar a lista do chá de fraldas? Quem devo convidar para meu evento? Qual lembrancinha posso dar para meus convidados? A seguir vamos responder todas essas questões!
Além disso, você irá conferir ótimas dicas sobre como decorar o chá de fraldas para meninos, meninas. Também há opções pra quem está grávida, mas não sabe o sexo do bebê ou apenas quer uma decoração mais unissex, sem os clássicos azul e rosa.
Você também irá encontrar lindas inspirações para os convites do seu chá. As melhores brincadeiras para o chá de fraldas também vão ser ensinadas.
Confira todas essas dicas a seguir e faça um chá de fraldas incrível, sem gastar muito:

Como fazer a decoração do chá de fraldas sem gastar muito

Com tantos itens que os papais precisam comprar para o bebê, acaba que muitas vezes não sobra muito dinheiro para o chá de fraldas. Se este é o seu caso, fique calma! Saiba que é possível SIM fazer um lindo chá gastando pouco.
A seguir, selecionamos as melhores dicas que vão te ajudar a pagar menos e mesmo assim ter um chá de fraldas encantador! Veja:
  1. Faça um convite online
  2. Atenção aos horários
  3. Aposte em docinhos simples e fofos
  4. Aposte em balões
  5. Peça emprestado
  6. Pesquisa os preços
  7. Cuidado ao escolher as flores
  8. Faça comidinhas simples e fáceis
  9. Aposte em lembrancinhas com uma função dupla
  10. Use varais para decorar
E confira a seguir uma explicação para cada uma dessas dicas:
  1. Faça convite online!
Uma boa maneira de economizar no chá de fralda é com o convite online. Ao invés de entregar o convite em papel, você pode fazer uma linda versão online e enviar para os convidados via Whatsapp, Messenger ou por e-mail mesmo. Existem sites que te ajudam a criar designs lindos e de forma muito fácil e prática!
  1. Atenção aos horários
Para quem quer gastar menos no chá de fraldas, uma ótima ideia é fazer o evento na hora do lanche da tarde e/ou um brunch, que ocorre a partir de 10h. Quando o evento é feito na hora do jantar e/ou do almoço, o gasto com os alimentos é maior.
Porém, quando o chá de fraldas é feito à tarde ou na hora do brunch, você precisará fornecer apenas lanches, que são muito mais baratos e simples de realizar!
  1. Docinhos simples e lindos
Docinhos e balinhas bem coloridos são ótimas opções! Além de serem baratinhos, eles ainda ajudam a enfeitar a mesa. Basta coloca-los em potinhos ou garrafinhas fofos de plástico ou de vidro e pronto!
E claro, quem não ama comer um docinho? Então, sua mesa ficará com uma linda aparência e ainda vai agradar e muito os convidados!
  1. Aposte em balões!
Outra ótima opção para deixar seu chá de fraldas lindo e sem gastar muito é com as bexigas! Existem as mais diferentes bexigas e você mesma pode enchê-las e pensar em maneiras de coloca-las no seu evento.
Colocar um meio arco repleto de bexigas é uma ótima ideia e uma bexiga dentro da outra também dá um efeito incrível! Confira algumas ótimas opções a seguir:
5. Peça emprestado!
Você tem uma amiga que tem uma câmera ótima? E sua vizinha tem muitas mesas e cadeiras plásticas? Então, peça emprestado! Pedir alguns itens emprestados para parentes e amigos é uma ótima maneira de economizar e não precisar alugar itens como mesas e cadeiras, itens de decoração da mesa, entre outros. Afinal, você gasta um bom dinheiro para alugar estes itens.
6.Pesquise preços!
Esta dica vale para tudo na vida, inclusive o chá de fraldas! Pesquise e muito os preços dos itens que quer comprar para o evento. Para facilitar sua pesquisa. Planeje seu chá com antecedência. Marque a data com um bom espaço de tempo para que você consiga pesquisar bem os preços.
7.Cuidados ao escolher as flores
Você faz questão de flores para decorar seu chá de fraldas? Então, algumas atitudes simples te ajudam a economizar. Primeiro, marque seu evento longe de datas especiais nas quais as flores são muito compradas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados. Isto porque nestas épocas os valores das flores sobem muito!
Outra boa dica é optar por flores da estação, estas flores costumam ser mais baratas do que aquelas que são fora da estação. Uma linda e barata opção de flor é o mosquitinho. Trata-se de uma florzinha super delicada! Ela também é branca, ou seja, vai com todo tipo de decoração. Para se ter uma ideia, preço dessa flor pode variar entre R$ 5,00 e R$ 7,00 o maço grande no CEASA.
Veja a seguir alguns lindos chás de fraldas com mosquitinho:
8.Comidinhas simples e fáceis
Aposte em comidinhas com as quais os próprios convidados possam se servir, como salgadinhos, sanduiches de metro, pipoca em potinhos. Para os doces, você pode optar por delícias mais simples como bolo caseiro e brigadeiro e beijinho, por exemplo.
9.Função dupla para as lembrancinhas
Na hora de escolher as lembrancinhas do seu chá de fraldas, procure pensar em algo que também sirva como decoração! Assim, a lembrancinha terá uma função dupla e irá deixar seu chá ainda mais lindo! Confira a seguir algumas lembrancinhas incríveis com essa função dupla:
10.Varais para decorar
Uma linda e barata maneira de decorar o chá de fraldas é com um varalzinho. Você irá precisar apenas de uma linha e alguns mini pregadores. No varal você pode colocar algumas fotos do casal e também pode colocar papeizinhos coloridos ao lado para que os convidados escrevam recadinhos para você e seu bebê e então pendurem! O resultado é uma gracinha!
Veja alguns lindos exemplos de varal em chá de fraldas a seguir:

Decoração do chá de fraldas de menina: ideias

Você está esperando uma menina?! Então, você pode optar por algumas cores clássicas para meninas como rosa, lilás. Essas cores nos tons pastéis são boas opções.
Outra ótima ideia é combinar essas cores com outras tonalidades, como o branco, o amarelo ou o bege.
Você também pode optar por tons de arco-íris para o chá de fraldas da sua filha e o resultado fica encantador!
A combinação entre o rosa e o marrom também é uma ótima alternativa. Até mesmo o rosa com alguns detalhes em azul também fica encantador. Outra combinação interessante é o rosa pastel com outras tonalidades pastéis, como amarelo e cinza. Enquanto tons de vermelho também ficam muito bem para o chá de meninas!
Veja a seguir algumas das ideias:

Decoração do chá de fraldas de menino: ideias

Você está esperando um menino?! Então você pode apostar na cor clássica para os meninos: o azul. Se você não quer tudo azul em sua decoração, mas ainda pretende manter esta cor, uma boa opção é combinar o azul com outras tonalidades. Uma boa alternativa é a combinação azul e marrom. O azul e branco também é uma ótima opção!
Outra cor que é uma boa aposta é o verde! O verde pode combinar com o clássico azul. E ele também fica muito bom quando combinado com o marrom, bege e também com o branco.
Veja a seguir algumas ideias:

Bolo de fraldas

Um item muito fofo e que faz sucesso no chá de fraldas é o bolo de fraldas! Ele consiste em diversas fraldas enroladinhas que juntas fazem o formato de um bolo! O bolo de fraldas geralmente é colocado no centro da mesa para a decoração.

Como fazer um bolo de fraldas?

Fazer um bolo de fraldas não é algo muito difícil, você precisará apenas de fraldas, elásticos pequenos, um rolo de papel toalha ou qualquer outro rolo grande e fitas decorativas!
Para fazer um bolo de fraldas, você pode colocar um tubo de papelão no centro de um prato. Este prato pode ser de papelão ou de vidro ou porcelana.
Então, realize rolinhos com as fraldas e prenda-os com os elásticos. Então, coloque os rolinhos em volta do rolo em forma de círculos até preencher toda a base. Então, amarre tudo com a fita decorativa.
Então, a faça a mesma coisa nas outras camadas até o último andar. O último andar geralmente é o terceiro. Por fim, é só decorar o bolo com os objetos que quiser.

Outras opções de bolos para o chá de fraldas

Se você não quiser um bolo de fraldas para o seu chá. Existem duas ótimas alternativas. Uma delas é um lindo bolo comestível com uma decoração fofa. Esta opção também é a mais cara.
Já outra opção são os bolos falsos. Estes bolos podem inclusive ser alugados. Esta é uma ótima opção para que você tenha uma linda decoração e ainda economize.

O que servir no chá de fraldas?

Outra dúvida muito comum entre as mamães é sobre os comes e bebes do chá de fraldas. O que será servido no seu chá varia muito de acordo com o horário em que ele será realizado.
Caso seu chá seja realizado por volta de 11h você pode realizar um brunch. O brunch é uma refeição um pouco mais completa. Assim, você pode servir as seguintes opções salgadas: tortas, omeletes, lanches de metro, pão de queijo, pães, frios e queijos!
Quanto aos doces, você pode oferecer petit four, docinhos como brigadeiros e beijinhos, bolos caseiros e doces caseiros, como doce de leite, geleias e goiabada. Saiba que as frutas também são excelentes alternativas.
As bebidas servidas quando o chá é feito no horário do brunch podem ser: sucos, leite, chás, café e água!
Caso o seu chá de fraldas seja à tarde, você pode oferecer uma refeição mais leve! Neste caso, boas opções para os salgados são: salgadinhos, como mini esfias, bolinhas de queijo e coxinhas, sanduiches de metro, mini cachorro-quente, patês com torradinhas, pães, frios, queijos e tortas salgadas. A pipoca também é uma boa alternativa de petisco e ainda é fácil de fazer!
Já os doces podem ser os mais variados, como bolos, tortas doces, pavês e docinhos, como brigadeiros e beijinhos. Os cupcakes também são ótimas alternativas.
As bebidas quando o chá de fraldas é à tarde podem ser: refrigerantes, sucos, água, chás e café!
Veja a seguir algumas deliciosas ideias para os comes e bebes do seu chá:

Como organizar a lista de fraldas

Como o próprio nome do chá de fraldas já diz, neste evento o presente que os convidados mais costumam dar são FRALDAS! Geralmente quando a mamãe quer ganhar outros presentes que não são fraldas, ela organiza um chá de bebê.
Porém, você também pode pedir outros presentes que não são apenas fraldas. Contudo, não peça itens muito caros, como um carrinho de bebê ou um berço. Comprar estes itens é uma responsabilidade dos pais. Mas é claro que se alguém quiser te dar algum desses itens maiores, será muito bem-vindo!
Para evitar que você receba fraldas em excesso de um determinado tamanho e poucas de outro, você pode colocar no convitinho do convidado qual é o tamanho que você vai querer. Isto não é deselegante e cada vez mais mamães têm feito!
Montamos uma tabelinha para que você saiba quanto de cada tamanho de fralda irá precisar comprar. Confira a seguir:

Quem convidar para o chá de fraldas?

Uma dúvida muito comum entre as gestantes é: quem devo convidar para o meu chá de fraldas? E a resposta para isso depende de uma série de fatores. O primeiro deles é o seu orçamento: quantos convidados você pode convidar, considerando os gastos que terá com o evento?
Além disso, o local em que o chá irá ocorrer também deve ser levado em conta. Às vezes você até tem espaço no orçamento para mais pessoas, porém seu chá será em um apartamento pequeno, ai não tem como incluir muitas pessoas!
Saiba que algumas pessoas costumam ter mais de um chá de fraldas. Por exemplo, um pode ser organizado por colegas de trabalho ou faculdade. Em situações assim, fica mais fácil, pois em um chá foram seus colegas do trabalho/faculdade. E você pode organizar um outro para seus amigos e familiares.
Também é interessante pensar para quem será o seu chá. Por exemplo, você quer fazer o chá apenas para amigos próximos e familiares? Ou quer convidar também os colegas de trabalho/faculdade? Delimitar o círculo de pessoas que você irá convidar é uma boa opção, pois desta forma você reduz as chances de alguém ficar ofendido. Por exemplo, um colega de trabalho dificilmente ficará chateado por não ter sido convidado para o seu chá se ele foi feito apenas para amigos próximos e familiares.
Saiba que muitas mamães optam por convidar apenas mulheres para o seu chá. Portanto, algo que muitas vezes é necessário decidir é se irá convidar seus amigos e os maridos e namorados de suas amigas.

Lembrancinhas do chá de fraldas

A lembrancinha campeã são os compartimentos com docinhos. Podem ser potinhos de vidro, fraldinhas de pano, potinhos de plástico, potinhos em formato de mamadeira, saquinhos de tecido, sacolinhas de papel…enfim, as opção são diversas e todas são lindas!
Os recipientes com doces são uma boa opção de lembrancinha, pois além de ser um mimo fofo e baratinho, ele ainda pode contribuir para a decoração da mesa!
Outra alternativa linda são os aromatizadores. Se você está grávida de uma menina, uma opção diferente e muito fofa é dar esmaltes para as convidadas! Nestes casos, basta apenas colocar uma tag no esmalte e pronto!
Dar cataventos como lembrancinha também é uma ótima ideia. E os cataventos também servem como uma linda decoração do seu chá!
Os cupcakes também podem ser dados como lembrancinhas. Eles podem ser colocados em caixinhas fofas para serem entregues aos convidados.
Veja a seguir algumas lindas lembrancinhas de chá de fraldas para você se inspirar:

Nenhum comentário